16/08/2021 - Especialista reforça que os impactos da amamentação para a saúde bucal dos bebês se iniciam na infância e persistem durante a vida adulta.
A importância da amamentação para a saúde bucal da criança foi tema do podcast, que tem celebrado a Campanha Agosto Dourado, que visa a promover o aleitamento materno. Maria Gerusa, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, explica que o aleitamento materno é uma ação que pode promover a saúde bucal das crianças. É que “tanto o leite materno tem fatores protetores contra doenças sistêmicas e bucais quanto o ato de mamar promove o estímulo e o crescimento das estruturas da boca e da face da criança”, explica.
Além disso, ela desmistifica a crença de que o leite materno pode causar cáries nos bebês. “Na verdade, a amamentação protege contra o desenvolvimento de cárie na primeira infância”, ressalta. A doença cárie ocorre por uma dieta em que há consumo excessivo de sacarose associado a uma higiene bucal deficiente. No leite materno, não há sacarose, mas sim lactose, que é um açúcar com baixo potencial de causar cárie, explica Maria Gerusa.
Além disso, conta ela que o leite materno é uma substância complexa, que tem em sua composição cálcio, proteínas e outras moléculas, que são fatores de proteção. “É importante reforçar que os impactos da amamentação para a saúde bucal têm início na infância e persistem durante a vida adulta.”