Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
Esta primeira avaliação ortodôntica esta indicada quando a criança esta em torno de 7 anos de idade. E através do diagnostico que decidimos a necessidade e a hora de se fazer um tratamento ortodôntico. O diagnóstico e a correta avaliação do paciente é uma das partes mais importantes do tratamento ortodôntico. Essa etapa leva em consideração o sorriso do paciente, a posição dos lábios, do queixo, a estética facial, a posição das bases ósseas (maxila e mandíbula), a análise funcional do fechamento dos dentes e das articulações, entre outros fatores. Ela é feita através de um exame completo com moldes e modelos das arcadas superior e inferior, radiografias, fotografias e uma análise completa da face e do sorriso do paciente. Após a avaliação destes exames, um plano de tratamento é elaborado de forma estratégica, abordando as necessidades de cada caso e determinando o melhor aparelho para o paciente, com movimentos controlados e precisos. Um tratamento ortodôntico mal diagnosticado, mal planejado e inadequado pode resultar em um tratamento demasiadamente longo e com resultados insatisfatórios e até mesmo irreversíveis.
Trabalhamos na fase preventiva, interceptativa e corretiva.
Podendo utilizar aparelhos fixos (convencionais ou estéticos) e removíveis.
Segue alguns exemplos de aparelhos ortodônticos para fase interceptativa. Aparelhos dijuntores para expansão palatina, grade palatina para fechamento de mordida aberta, mantenedores de espaço para dentes perdidos precocemente, botão de nance, entre outros.....
É o modelo mais conhecido e com menor custo no mercado atual. É composto por peças chamadas de bandas, bráquetes e fios, que são presos por elásticos de diversas cores.
É um modelo de tratamento extremamente tradicional, mas deixa a desejar pela parte estética e pela dificuldade em escovar os dentes, além de limitações para comer alimentos crocantes, o que não é tão problemático para crianças e alguns adolescentes. Para eles, a cada manutenção é possível escolher novas cores para “enfeitar” o aparelho.
Uma das diferenças mais significativas em relação aos aparelhos ortodônticos convencionais é a ausência de ligadura elástica. A ausência de ligaduras promove uma diminuição do atrito do fio durante algumas etapas do tratamento. Como o atrito é menor os dentes se movimentam com mais liberdade, este fato, associado a uma menor força aplicada, gera menos desconforto aos pacientes e uma maior eficiência de movimentação. A ausência de ligaduras faz com que haja menor acúmulo de resíduos alimentares fazendo com que o sistema seja um pouco mais fácil de limpar.
Além disso, os sistemas autoligáveis permitem aos ortodontistas a possibilidade de ver os pacientes em intervalos maiores dependendo da fase do tratamento. Isto pode ser interessante para muitos pacientes que tem dificuldade de deslocamento ou são muito ocupados para se deslocarem ao consultório frequentemente.
É importante ressaltar que apesar dos aparelhos autoligáveis serem uma evolução dos aparelhos tradicionais eles não são mágicos como muitos profissionais advogam. Eles podem ser mais higiênicos, bonitos e eficientes (em algumas fases do tratamento), porém o planejamento e o resultado final são iguais aos dos aparelhos convencionais.
Muitos se preocupam com a aparência durante o tratamento. Sendo assim, oferecemos também aparelhos cerâmicos e alinhadores do sistema invisalign.
Os aparelhos cerâmicos podem ser no sistema com bráquete convencional ou com bráquete autoligavel
A expectativa de um belo sorriso ao final do tratamento ortodôntico é a preocupação principal de cada paciente. Outra preocupação de diversos pacientes também é a aparência durante o tratamento. Pacientes preocupados com a aparência do sorriso com aparelhos ortodônticos de metal podem optar pelo aparelho invisalign que é praticamente invisível, e que dá maior confiança em situações sociais. Atualmente, o avanço no conhecimento e o desenvolvimento de novos materiais, entre eles o sistema de aparelho estético Invisalign, têm permitido que os movimentos ortodônticos sejam leves, promovendo maior conforto ao paciente, com melhores resultados, por serem excelentes recursos estéticos e minimamente perceptíveis, quando comparados aos aparelhos tradicionais metálicos. O aparelho Invisalign corrige a posição dos dentes sem o uso de braquetes ou fios, através de um sistema de alinhadores transparentes, individualizados e removíveis que alinham os dentes de maneira imperceptível.
O tratamento com o aparelho invisalign é o resultado da combinação da ciência ortodôntica e o avanço da tecnologia em sistemas de CAD-CAM (Computer Aided Design – Computer AidedManufacture). Todas as etapas do tratamento são cuidadosamente projetadas e uma projeção final aproximada pode ser visualizada antes mesmo do início do tratamento.
Através de fotografias e radiografias do paciente, a análise e o planejamento para a correção dos dentes com o aparelho invisalign são feitas através do software ClinCheck, desenvolvido especificamente para o uso do Invisalign. Esse software permite visualizar o tratamento com o aparelho estético em todos os aspectos e suas diferentes fases, bem como sobrepor uma movimentação sobre outra, avaliando os movimentos individuais de cada dente. Dessa forma, podem-se planejar todas as etapas do tratamento com movimentos precisos e biologicamente viáveis. A visualização do caso promove boa compreensão e facilita a comunicação com o paciente, porém, por questões de ética, o paciente deve ser informado de que essa ferramenta é apenas educativa e que não constitui uma promessa em relação ao resultado da movimentação ortodôntica.
No aparelho ortodôntico fixo convencional, o fio é passado por dentro do braquete, exercendo uma leve força para voltar ao seu formato original. Com isso, uma leve pressão é feita, levando o dente à posição desejada. Para cada estágio do tratamento, diferentes fios com diferentes formas e dobras são utilizados sequencialmente. No caso do aparelho invisalign com alinhadores, a sua forma plástica encapsula o dente e fornece a sua forma de retenção e ativação para mover os dentes. O número de alinhadores é determinado com base na distância e quantidade de movimentação de cada dente.
Esses alinhadores transparentes são desenhados para movimentar os dentes de forma gradativa até a posição final desejada. Cada alinhador é produzido e precisamente calibrado para adaptar-se ao redor dos dentes em cada etapa do tratamento ortodôntico. O aparelho invisalign é usado durante duas semanas e deve ser removido para a alimentação e escovação. À medida que o alinhador é usado, os dentes se movimentam para a posição seguinte, dessa forma, a troca gradativa de alinhadores gera os movimentos esperados até a correção desejada do sorriso.
O primeiro e mais importante fator para o sucesso do tratamento ortodôntico com o sistema Invisalign é o tempo de uso do alinhador. Apesar dos alinhadores serem aparelhos removíveis, o seu mecanismo de ação é muito semelhante ao aparelho fixo, portando eles devem ser usados de forma consistente por, aproximadamente, 22 horas ao dia.
• Liberdade: nada irá mudar na sua rotina;
• Estética: transparente, praticamente imperceptível;
• Previsibilidade de resultados e velocidade do tratamento: o tratamento utiliza tecnologia 3D para transformar as moldagens dos dentes em uma série de alinhadores personalizados, que preveem a movimentação dos dentes e o tempo de tratamento;
• Praticidade: os alinhadores são removíveis, auxiliando na higiene;
• Conforto: por ser um alinhador, é extremamente confortável e fácil de se adaptar.